segunda-feira, 9 de novembro de 2009

RELATÓRIO DO 10º ENCONTRO - TP 05 - UNIDADE 17 - ESTILÍSTICA

O 10º Encontro do Gestar II de Língua Portuguesa iniciou às 13:30 horas utilizando como abertura o texto: Língua de Gilberto Mendonça. Fizemos uma leitura compartilhada e comentada. Discutimos sobre a temática do texto e sua forma. Notamos que o texto se refere a transformação da língua através dos tempos. Em seguida, lemos o texto de Leila Teresinha Simões Rensi, "Estilística", da Unidade 17 do TP 05, Estilo, Coerência e Coesão. Conversamos sobre a ideia central do texto. Alguns cursistas questionaram sobre a importância da Estilística na leitura e produção de texto, muitos não são da área de Letras e não têm conhecimento do assunto, Explanamos sobre o que é Estilística e sua função na leitura e produção de textos. Explicamos que a Estilísitica era conhecida como Retórica até meados do Século XIX e, entre 1906 e 1909, Ferdinand Saussure inicia o estudo da Linguística e que seus seguidores, Charles Bally e Karl Vossler divide a ciência da linguagem em dois ramos: A Linguística - Signos intelectivos e Estilística, signos afetivos. Após esta breve explicação, tentamos conceituar o que é Estilo, mas percebemos que esta definição não é tão fácil, pois muitos estudiosos utilizam critérios diferentes para definir estilo. Continuamos os estudos declamando o poema "Trem de ferro" de Manuel Bandeira e em seguida, ouvimos a declamação do mesmo poema no you tube para verificarmos a sonoridade no texto. Ficamos encantados com a musicalidade do texto. Analisamos a Estilística do som e da palavra nos textos: Convite, José Paulo Paes e Berimbau, Manuel Bandeira. Dando sequência às atividades, fizemos uma Oficina com sete grupos:
Grupo 01 - Texto: Para todos, Gilberto Gil, objetivo caracterizar "Estilo";
Grupo 02 - Texto: A língua do "F" e "A onda", Manuel Bandeira, objetivo identificar figuras de pensamento - Sonoro - Aliteração e Assonância;
Grupo 03 - Texto: Teu nome, Vinícius de Morais e Fiapo de trapo, Ana Maria Machado, objetivo identificar a musicalidade no texto poético e em prosa;
Grupo 04 - Texto: Metáfora, Gilberto Gil, analisar Figuras de linguagem;
Grupo 05 - Texto: Palavras são palavras, Celso Ferreira e Mudanças, Luís Fernando Veríssimo, objetivo fazer a relação da temática dos textos - a transformação da língua através dos tempos;
Grupo 06 - Texto: A Estilística da frase e da enunciação - Nunca é tarde, sempre é cedo, Sílvio Fiorani, objetivo analisar o uso do discurso direto e indireto nos textos;
Grupo 07 - Ampliando nossas referências, Manuel Rodrigues Lapa, objetivo sistematizar estudos realizados nas Seções 01, 02 e 03 do TP 05 - Unidade17.
Ao término das apresentações, percebemos que os objetivos foram alcançados e que as práticas pedagógicas seriam ampliadas em sala de aula.
Açailândia, 01 de outubro de 2009.
Neiva Antunes Pinheiro
Professora Formadora.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

OLÁ QUERIDOS! É UM PRAZER COMPATILHAR CONHECIMENTOS. ENTÃO, FAÇAM OS COMENTÁRIOS.........