segunda-feira, 21 de janeiro de 2013

Desenho



 DESENHO


O desenho é uma técnica de que dispomos para representar ideias ou coisas concretas em papel ou outra superfície, utilizando para isso os mais variados materiais.



DESENHO DE OBSERVAÇÃO

Modalidade de desenho que parte da observação do modelo que escolhemos para reproduzir.
No momento da realização dessa atividade, é importante olhar atenciosamente para o que desejamos desenhar, perceber as nuanças das cores, o volume, os detalhes que compõem o objeto e a proporção entre as partes.

Algumas dicas para se fazer um bom desenho de observação:
a)    Observe atentamente o que você quer desenhar.
b)    Feche um dos olhos. Estique o braço segurando um lápis ou uma régua diante dos olhos. Meça a altura e a largura do objeto. Essas medidas servem como base, mas você pode duplicá-las ou triplicá-las, se quiser.
c)    Trace uma linha horizontal e uma linha vertical com essas medidas, você terá então o limite do objeto. Comece desenhá-lo. Observe cada detalhe do objeto e tente reproduzi-lo com a maior precisão possível.


DESENHO DE MEMÓRIA

Em nossa memória podemos visualizar lugares, pessoas e objetos em algum momento de nossa vida. É através dessas lembranças que podemos realizar o desenho de memória, que nada mais é do que a execução de uma imagem mental transportada para o papel.

DESENHO DE CRIAÇÃO/IMAGINAÇÃO

Todo desenho criativo pode ser livre ou dirigido, abstrato ou concreto.
   Desenho livre: o artista escolhe o tema e a forma.
   Desenho dirigido: é dado o tema e a forma para a realização do trabalho.

DESENHO CEGO

Coloque um papel sobre a mesa. Observe um objeto com atenção. Perceba suas formas e características. Agora, com o movimento da sua mão, vá desenhando o que viu sem olhar para o papel.
Essa é uma forma interessante e diferente de representar o objeto.
Atenção, concentração e percepção são muito importantes para um bom trabalho. Depois do desenho concluído, é só colorir.


Nenhum comentário:

Postar um comentário

OLÁ QUERIDOS! É UM PRAZER COMPATILHAR CONHECIMENTOS. ENTÃO, FAÇAM OS COMENTÁRIOS.........