sexta-feira, 18 de setembro de 2009

ATIVIDADES REFERENTES AO 8º ENCONTRO

RELATÓRIO REFERENTE AO 8º ENCONTRO
Aos três dias do mês de setembro, às 13:00 horas, inicamos o 8º Encontro do Gestar II para socializarmos os estudos referentes as Unidade 13 e 14 do TP 04 de Língua Portuguesa, Leitura, escrita e cultura, O processo da leitura. Inicamos assistindo ao vídeo "Opoder da visão" que retrata a força de vontade das pessoas em compartilhar as experiências e ter um olhar futurista. Este vídeo foi exibido aos cursistas poruque ele demonstra a necessidade de renovação diária no meu eu interior para podermos acompanhar a evolução do mundo contemporâneo e não sermos mais um mero expectador deste mundo em transformação.
Comentamos sobre o filme "Narradores de Javé, que foi exibido no dia 28/08/2009, com as turmas em formação do Gestar II da rede municipal e estadual do município de Açailândia - MA. Voltamos o olhar para a temática do filme relacionada no TP 04 - Leitura e escrita - as discussões foram profundas e refletimos sobre a importância da prática de escrita em uma sociedade.
Continuamos os estudos com a apresentação das Oficinas do AAA 04. A primeira Oficina destinou-se a relacionar as imagens do dia-a-dia, AAA 04 - pág. 16 e 17, Circuito Fechado, Ricardo Ramos. As Cursistas reescreveram o texto com as situações corriqueiras do dia-a-dia; o segundo grupo desenvolveu a atividade referente as situações de leitura no cotidiano. O grupo relatou que as pessoas têm a sua volta várias situações de leitura, mas nem sempre as utiliza como meio de informação e que é necessário a escola estar desenvolvendo as práticas de leitura e escrita com textos práticos e significativos. O 3º grupo desenvolveu o tema da intertextualidade nos textos. Os cursistas construíram um texto publicitário, com recortes de revistas, analisando a intertextualidade neste gênero textual. Em seguida, o quarto grupo, trabalhou a Oficina da pág. 40 e 41 que demostra a importância de analisar a estrutura do texto. Utilizaram como apoio o cartaz do filme "Se eu fosse você". Demonstraram a polissemia na construção do texto enfatizando que a maioria dos alunos não conseguem ler nas entrelinhas do texto. O último grupo finalizou as apresentações com a recontrução do texto, pág. 48 e 49 - AAA 03 que aborda a mesma temática em diferentes textos e reelaboraram outro texto com o objetivo dos cursistas verificarem qual era a temática e a finalidade do texto. As oficinas foram bem elaboradas e conseguimos apreender se que trabalharmos com estes tipos de atividades, em sala de aula, os alunos com certeza melhoraram as habilidades e competências de leitura e escrita.
Para finalizar conversamos sobre o Projto Didático de leitura e escrita que deve ser desenvolvido na escola. Apresentamos em slides a estrutura de como deve ser organizado o projeto, pois a maioria dos cursistas não desenvolveram o projeto com as normas necessárias. O dia foi excelente, discutimos, socializamos as aprendizagens e reavaliamos a nossa prática pedagógica.
Açailândia - MA, 03 de setembro de 2009.
Neiva Antunes Pinheiro - Formadora do Gestar.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

OLÁ QUERIDOS! É UM PRAZER COMPATILHAR CONHECIMENTOS. ENTÃO, FAÇAM OS COMENTÁRIOS.........