sexta-feira, 18 de setembro de 2009

Relatório do 8º Encontro - Cursista

A princípio, irei relatar uma informação extrajudicial que com certeza, diz respeito a todos nós. A formadora está um pouco queixosa quanto aos nossos atrasos e com toda razão, afinal de contas nós estamos deixando a desejar muito neste quesito. Porém, em nome da turma eu justifico: são tantos afazeres que infelizmente, iso é quase inevitável, acho que como eu, todos querem aproveitar o máximo desse curso maravilhoso! Dando continuidade, aaula como todas as outras foi bastante interessante e muito proveitosa, a minha amiga Graça começou fazendo um belo discurso ao falar da leitura e da função social do filme "Narradores de Javé" o que é muito envolvente, confesso que pela primeira vez que o assiti, dormi na cadeira, já na segunda vez quase morri de tanto sorrir, sem falar na lição que aprendi com ele, pois toda história parte do ponto de vista intuitivo, assunto este que estamos estudando. E falando no filme, a Neiva, comentou sobre o poder de persuasão que uma pessoa literalmente letrada tem sobre os outros, destacando a persongem do filme "Biá".
Mas, pulando a leitura do relatório porque o cursista responsável pelo mesmo chegou um pouco atrasado, partimos para a apresentação dos trabalhos seguindo o roteiro da pauta que foi entregue pela formadora, que está de parabéns, afinal nós não temos mais que copiar do quadro. E, então, todos os grupos apresentaram seus trabalhos, cada um amis eficiente que o outro, todos os grupos apresentaram seus trabalhos, cada um mais eficiente que o outro, todos participando e falando com precisão sobre temas diversificados. Porém, deu pra perceber que ainda, temos dúvidas sobre gêneros textuais, portanto, caros colegas! O nosso material é riquíssimo nós só precisamos explorá-los mais.
Por falar em competência, a minha outra amiga, Ana Rita, deu um show ao declamar a poesia "Cidadezinha qualquer", Carlos Drummond de Andrade, parabéns poetisa! e obrigada pela dica que nos deu sobra a mais nova biblioteca do SENAI, dá para perceber que você é uma boa leitora.
Outro assunto que foi bem discutido foi que a falta de conhecimento do aluno não possibilita a inferência, apenas a decodificação, que de alguma forma como disse a Dulce, também é uma estratégia de leitura, portanto, não devemos descartá-la.
E para fechar, gostaria de reafirmar o que observei: Que turminha ativa! Agora, vamos ler a crônica de Arnaldo Jabor, A mais pura verdade.


A MAIS PURA VERDADE
A medida que envelheço e convivo com outras, valorizo mais ainda as mulheres que estão acima dos 30. Elas não se importam com o que você pensa, mas se dispõem de coração se você tiver a intenção de conversar. Se ela não quer assistir ao jogo de futebol na tv, não fica à sua volta resmungando, vai fazer alguma coisa que queira fazer...E geralmente é alguma coisa bem mais interessante. Ela se conhece o suficiente para saber quem é, o que quer e quem quer. Elas não ficam com quem não confiam. Mulheres se tornam psicanalistas quando envelhecem.Você nunca precisa confessar seus pecados... elas sempre sabem... Ficam lindas quando usam batom vermelho. O mesmo não acontece com mulheres mais jovens... Mulheres mais velhas são diretas e honestas.Elas te dirão na cara se você for um idiota, caso esteja agindo como um!Você nunca precisa se preocupar onde se encaixa na vida dela. Basta agir como homem e o resto deixe que ela faça... Sim, nós admiramos as mulheres com mais de 30 anos! Infelizmente isto não é recíproco, pois para cada mulher com mais de 30 anos, estonteante, bonita, bem apanhada e sexy, existe um careca, pançudo em bermudões amarelos bancando o bobo para uma garota de 19 anos...Senhoras, eu peço desculpas! Para todos os homens que dizem: "Porque comprar a vaca, se você pode beber o leite de graça?", aqui está a novidade para vocês: Hoje em dia 80% das mulheres são contra o casamento e sabem por quê?"Porque as mulheres perceberam que não vale a pena comprar um porco inteiro só para ter uma lingüiça!". Nada mais justo!
Açailândia-MA, 03 de setembro de 2009.
Marilena de Souza da Silva - Cursista.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

OLÁ QUERIDOS! É UM PRAZER COMPATILHAR CONHECIMENTOS. ENTÃO, FAÇAM OS COMENTÁRIOS.........