domingo, 4 de outubro de 2009

AS ATIVIDADES DO GESTAR SÃO APLICADAS FREQUENTEMENTE EM BUSCA DE MELHORIA DA APRENDIZAGEM DOS ALUNOS

Os gêneros textuais podem ser considerados a materialização das várias práticas sociais que permeiam a sociedade, articulados de tal forma que são imprescindíveis à vida em sociedade, Ou seja, os gêneros são a efetiva realização da linguagem oral ou escrita.

NOS PCNS DE LÍNGUA PORTUGUESA DO ENSINO FUNDAMENTAL ENCONTRAMOS A FUNDAMENTAÇÃO SOBRE A IMPORTÂNCIA DOS GÊNEROS TEXTUAIS:

Nos PCN’s, com as diretrizes para o ensino fundamental de Língua Portuguesa, ressalta-se que a leitura e a produção de textos, tanto orais quanto escritos, são as práticas discursivas que, combinadas com a reflexão sobre as estruturas da língua, devem ser priorizadas no trabalho com a língua materna. O documento salienta que o trabalho com a Língua Portuguesa deve proporcionar aos indivíduos envolvidos nos processos de ensino e aprendizagem o conhecimento
necessário para interagir produtivamente com seus pares em diferentes atividades discursivas. Assim, é apontado que no processo de ensino e aprendizagem dos diferentes ciclos do ensino
fundamental espera-se que o aluno amplie o domínio ativo do discurso nas diversas situações comunicativas, sobretudo nas instâncias públicas de uso da linguagem, de modo a possibilitar sua inserção efetiva no mundo da escrita, ampliando suas possibilidades de participação social no exercício da cidadania (PCN-EF, 1999, p. 32).

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