quinta-feira, 8 de outubro de 2009

OFICINAS DO GESTAR DESENVOLVIDAS PELOS PROFESSORES CURSISTAS COM OS ALUNOS


GESTAR II – LÍNGUA PORTUGUESA

AÇAILÂNDIA – MA, 24 de setembro de 2009

FORMADORA: Neiva Antunes Pinheiro

CURSISTA: Juciana Luz Sales Bispo

Relatório das Oficinas do Gestar II

O QUE DIZEM OS RÓTULOS?

PROPAGANDA E MARKETING

Com a atividade para casa – aplicar as oficinas do Gestar –, pensei em como envolver a turma da 7ª série B do Kiola Sarney, onde trabalho, pois é uma turma apática, que não demonstra interesse em aprender. Aproveitando o tema sobre a “adolescência e a publicidade” propus a realização da oficina – O que dizem os rótulos? Pedi aos mesmos que trouxessem rótulos de produtos diversos.

Ao chegar à sala pedi aos alunos os rótulos para que fizéssemos a leitura e qual foi a minha decepção, alguns não tinham providenciado cartolinas para montarmos os cartazes e eles pediram para sair e comprar o material. E eu pensei comigo “acho que esse trabalho não vai dar certo”. Passados alguns minutos eles chegaram e trouxeram além do material alguns refrigerantes.

Iniciamos então a leitura dos rótulos, expliquei que eles deveriam fazer a leitura de todas as informações contidas, especialmente as letras miúdas. Fui anotando no quadro os tipos de informações encontradas: valores nutricionais, modo de uso, conservação, armazenamento, fabricação, validade e todas as informações contidas.

Enfatizei a importância dessa leitura antes de comprar qualquer produto e seguir as recomendações dos fabricantes. Foi perceptível o interesse dos alunos e o reconhecimento da escrita em coisas consideradas sem grande importância como a escolha de um ou outro produto.

Aproveitei a oportunidade dos rótulos para trabalhar em conjunto a oficina Publicidade e marketing, dividi a turma em duplas e pedi que eles usassem os rótulos para produzir propagandas e tamanha foi a minha surpresa, a turma toda se envolveu, abraçou a ideia, participou, o resultado é que os textos foram muito criativos e interessantes.

Os alunos aprenderam a importância da escrita no texto publicitário para persuadir o consumidor a fazer a escolha do produto anunciado. No final da apresentação eles trouxeram os refrigerantes e comemoramos o resultado.

Essa mesma oficina realizei na turma da 7ª série A e pude comparar as duas e a turma que parecia apática desempenhou e superou as minhas expectativas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

OLÁ QUERIDOS! É UM PRAZER COMPATILHAR CONHECIMENTOS. ENTÃO, FAÇAM OS COMENTÁRIOS.........