terça-feira, 29 de dezembro de 2009

RELATÓRIO DO 12º ENCONTRO - TP 05 - ESTILO, COERÊNCIA E COESÃO

      Iniciamos o 12º Encontro com leitura da crônica de Luís Fernando Veríssimo, Incidente na casa do ferreiro. Perguntamos sobre a essência da crônica lida e chegamos a conclusão que é um texto escrito utilizando os ditados populares e que era um texto também para ser encenado por causa das marcações existentes nele.
       Este texto serviu para retomada da Unidade 18, TP05,  que retrata sobre coerência textual, na Seção 02 que sugere utilizar textos práticos para o despertar o gosto da leitura nos alunos, atividade 09 - adivinhas, lemos a crônica com o olhar voltado a prática do letramento, pois para identificarmos os ditados populares no texto de Luís Fernando Veríssimo, necessitamos ter um bom conhecimento de mundo. A discussão foi excelente. Em seguida, a cursista Graça Mendes leu o relatório do 12º encontro, dando sequência, iniciamos a leitura da Unidade 19, Coesão textual, Maria Luiza Sales Coroa e conversamos acerca da temática do texto: "um texto não é um amontoado de palavras ou sequência de frases" é necessário analisar a competência sócio-comunicativa do texto. Na Seção 01 analisamos as marcas de coesão dos textos e a importãncia das linguagens verbais e visuais na construção dos textos e que muitas vezes, não conseguimos fazer a leitura das partes isoladas dos textos mistos.
         Analisamos a justaposição nas construções de vários textos. Utilizamos os textos Circuito fechado de Ricardo Ramos, Imagem de Arnaldo Antunes, a pesca de Affonso Romano e o texto O show de um aluno do Ensino Fundamental. Os conhecimentos adquiridos durante as discussões foram muitos, pois percebemos que a relação de encadeamento entre as partes dos textos são importantes para estabelecer a coesão e que muitas vezes são utilizados a justaposição para determinar a coesão. Vimos também os elos de coesão, os elementos linguísticos. Encerramos o Encontro fazenso os encaminhamentos das atividades à distância: dar continuidade no projeto de leitura e escrita e estudar a Unidade 20 do TP 05.

Açailândia, 29 de novembro de 2009.

Neiva Antunes Pinheiro - Professora Formadora.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

OLÁ QUERIDOS! É UM PRAZER COMPATILHAR CONHECIMENTOS. ENTÃO, FAÇAM OS COMENTÁRIOS.........