quarta-feira, 30 de dezembro de 2009

RELATÓRIO DO 14º ENCONTRO - TP 06

Instantes

Se pudesse viver novamente a minha vida, na próxima cometeria menos erros.
Não tentaria ser tão perfeito, relaxaria mais.
Seria mais tolo do que tenho sido, na verdade bem poucas coisas levaria a serio.
Seria menos higiênico.
Correria mais riscos, viajaria mais, contemplaria mais entardeceres, subiria mais montanhas, nadaria em mais rios. Iria a mais lugares aonde nunca fui, tomaria mais sorvete e comeria menos lentilha, teria mais problemas reais e menos problemas imaginários.
Eu fui uma dessas pessoas que viveram sensata e produtivamente cada minuto de sua vida, claro que tive momentos de alegria. Mas, se pudesse voltar a viver, procuraria ter somente bons momentos. Porque, se não sabem, disso e feita a vida, só de momentos; não percam o agora.
Eu era um desses que nunca iam a parte alguma sem um termômetro, uma bolsa de água quente, um guarda-chuva e um pára-quedas; se voltasse a viver, viajaria mais leve.
Se eu pudesse voltar a viver, começaria a andar descalço no começo da primavera e continuaria assim ate o fim do outono. Daria mais voltas de carrossel, contemplaria mais amanheceres e brincaria com mais crianças, se tivesse outra vez minha vida pela frente. Mas, como sabem, tenho 85 anos e sei que estou morrendo ...
(Jorge Luiz Borges, morreu em 1987, aos 88 anos, apesar de ter vivido tanto, quase não teve tempo de expressar o seu pesar por ter encarado a vida de maneira exageradamente sensata e produtiva. Só aos 85 anos ocorreu a Borges escrever o poema "Instantes", que está transcrito acima. E um texto cheio de significados para as pessoas de 85, 75, 65, 55, 45, 35 anos ou menos, e em especial as que tem dificuldade de relaxar, as excessivamente higiênicas, as que notam os entardeceres, as que tem mais problemas imaginários do que reais.)

       Iniciamos o 14º Encontro com leitrua reflexiva do texto Instantes (acima) que serviu para debatermos sobre a qualidade de vida dos seres humanos no mundo atual. Conversamos sobre o stress do dia-a-dia dos profissionais de educação. O texto utilizado serviu de porta de entrada para estudo do TP 06, tema trasversal corpo e saúde. Como de costume, para a retomada, Emanuel Reis fez a leitura do relatório do 13º Encontro. Em seguida, fizemos uma leitura comentada do texto "Argumentação e linguagem", Maria Luiza Monteiro Coroa, Unidade 21 TP 06. Continuamos os estudos com a Seção 01 - A construção da argumentação. Chegamos a conclusão que todo ato/fala de se comunicar é argumentativo implícito ou explícito porque sempre tentamos convencer os ouvintes/leitores de nossas ideias. Analisamos os textos do TP 06 para identificarmos o que é tese e o que é argumento, este é o motivo/razão que utilizamos para justificar a ideia e, aquela é a ideia principal que prende a atenção do leitor/ouvinte para leitura do texto. Na Seção 02 verificamos os textos diversificados para discutirmos sobre os tipos de argumentos que são utilizados para comprovar uma tese. A atividade foi excelente para enriquecermos os nossos conhecimentos. Após as discussões, dividimos a sala em 04 Equipes para realização das oficinas, entretanto as apresentações ficaram para o 15º Encontro. Fizemos o encaminhamento das atividades à distância, estudar e responder a Unidade 22, organizar o portfólio e dar continuidade nos projetos de leitura e escrita.

Açailândia, 12 de novembro de 2009.

Neiva Antunes Pinheiro - Formadora

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