Quando nasci, um anjo torto
desses que vivem na sombra
disse: Vai, Carlos! ser gauche na vida.
As casas espiam os homens
que correm atrás de mulheres.
A tarde talvez fosse azul,
não houvesse tantos desejos.
O bonde passa cheio de pernas:
pernas brancas pretas amarelas.
Para que tanta perna, meu Deus, pergunta meu coração.
Porém meus olhos
não perguntam nada.
O homem atrás do bigode
é sério, simples e forte.
Quase não conversa.
Tem poucos, raros amigos
o homem atrás dos óculos e do -bigode,
Meu Deus, por que me abandonaste
se sabias que eu não era Deus
se sabias que eu era fraco.
Mundo mundo vasto mundo,
se eu me chamasse Raimundo
seria uma rima, não seria uma solução.
Mundo mundo vasto mundo,
mais vasto é meu coração.
Eu não devia te dizer
mas essa lua
mas esse conhaque
botam a gente comovido como o diabo.
De Alguma poesia (1930) - Carlos Drummond de Andrade.
Iniciamos o 13º Encontro com a leitura do belíssimo poema de Carlos Drummond de Andrade, "Poema de sete faces". Discutimos a essência do poema que retrata sobre as faces do ser humano perante a vida. conversamos sobre o estilo do autor, qualquer que seja o assunto tratado marca-se por uma tentativa de conhecer-se a si mesmo e aos outros homens, através da volta ao passado, da adesão ao presente e da projeção num futuro possível, características perceptíveis no poema lido. Analisamos também a justaposição na sexta estrofe, marca do autor. Continuamos os estudos com a leitura coletiva do texto da Unidade 20, Relações lógicas no texto, Maria Luiza Monteiro Sales Coroa. estudamos a Seção 01 que se refere sobre as relações lógicas no texto, sequência temporal. Observamos também que devemos ter cuidado ao utilizar os sinônimos, pois nem sempre no texto têm o mesmo significado. Na Seção 02 discutimos a negação como afirmação e a negação para atrair a atenção do leitor/ouvinte. Em seguida, realizamos uma Oficina, atividades da Unidade 20 do AAA 05. A equipe 01 trabalhou com atividades relacionadas a lógica no texto. Discutimos que a letra maiúscula, os parênteses, as expressões verbais, pronominais, substantivas, adverbiais e as preposições marcam as pistas dos textos e que a atividade desenvolvida é excelente para trabalhar com os alunos para desenvolver a competência para utilizar os elementos temporais na construção de sentidos do texto. A equipe 02 deu sequência a atividade das relações lógicas de temporalidade no texto. Utilizamos a reportagem "Gente em busca de um sonho", Correio Braziliense. Desenvolvemos o exercício com um olhar voltado sobre a importância de se trabalhar com este gênero textual para facilitar a compreensão da sequência temporal dos textos, pois a exposição sempre obedece a cronologia dos acontecimentos. As crônicas e os contos também são textos muito bons para se trabalhar em sala de aula para analisarmos a sequência temporal. A equipe 03 trabalhou a mesma reportagem para identificar a importância da temporalidade no texto narrativo. O grupo 04 trabalhou a comparação entre os elementos linguísticos, os sinônimos. Verificamos a importância dea comparação das informações semelhantes para identificar um objeto, sugerir uma crítica, uma irônia, um elogio, dentre outros e a relação dos sinônimoso reais. É essencial analisá-los dentro do contexto. A equipe 05 desenvolveu as atividades acerca do texto publicitário das Casas Bahia. Concluimos que muitas vezes negamos para afirmar, é o escopo, Usamos o impertativo negativo para afirmar e que os textos publicitários utilizam as relações de informalidade, a forma e a expressividade para convencer o leitor. Os cursistas criaram um anúncio para exemplificar a temática estudada. Terminamos o encontro com a sensação dos objetivos alcançados. encaminhamos as atividades à distância, estudar as Unidades 21 e 22 do TP06.
Açailândia, 05 de novembro de 2009.
Neiva Antunes Pinheiro - Formadora
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