sexta-feira, 17 de julho de 2009





5º ENCONTRO REALIZADO DIA 16/07/2009. LEITURA DO RELATÓRIO DO 4º ENCONTRO PELA PROFESSORA CURSISTA, FRANCISCA CLÉSIA.

RELATÓRIO DA PROFESORA CURSISTA FRANCISCA CLÉSIA
Na tarde de quinta-feira, 02 de julho de 2009, aconteceu mais um encontro da Formação Continuada - GESTAR II LÍNGUA PORTUGUESA - e iniciou com a seguinte pauta:
Texto: Gaiolas e asas, de Rubem Alves
As reflexões basearam-se nos seguintes trechos: "Há escola que são gaiolas e há escolas que são asas".
Escolas que são gaiolas existem para que os pássaros desaprendam a arte do voo. Pássaros engaiolados, o seu dono pode levá-los para onde quiser. Pássaros engaiolados sempre têm dono. Deixaram de ser pássaros, porque a essência dos pássaros é o voo.
Escolas que são asas não amam pássaros engaiolados, o que elas amam são pássaros em voo. Existem para dar aos pássaros coragem para voar. Ensinar o voo, isso elas não podem fazer, porque o vvo já nasce dentro dos pássaros. O vvo não pode ser ensinado. Só pode ser encorajado.
Após as discussões acerca do texto, iniciaram as socializações das oficinas desenvolvidas nas escolas com os alunos. Todos os relataram as dificuldades enfrentadas e as aprendizagens adquiridas durante as aplicações das oficinas com os alunos. Logo em seguida, a orientadora, Neiva Antunes Pinheiro, fez um resumo dos encontros anteriores que foram ministrados pela Formadora Elaine Beatriz. O resumo foi feito em slides e começamos com a seguinte pergunta: "O QUE É UM TEXTO?" Chegamos a conclusão que texto é tudo aquilo que produzimos quando comunicamos, podendo ser falado ou escrito, verbal ou não-verbal. O texto também pode ser de um autor (uma carta, um relatório, um conto...) ou de vários auotres, os textos coletivos (um debate, uma conversa).
A Formadora, Neiva, explicou a diferença entre Gênero Textual e Tipologia Textual. Em nosso entender é importante direcionar o trabalho do professor em sua prática docente para melhorar as habilidades de leitura e escrita dos alunos. Acreditamos que se o aluno tiver o contato com a diversidade textual, este desenvolverá habilidades e competências leitoras e escritas em situações sócioconstrutivas. Após estudos e discussões, chegamos a conclusão que o Gênero Textual se caracteriza por exercer uma função social específica e, estas funções são pressentidas e vivenciadas pelos usuários da língua, ou seja, sabemos intuitivamente que gênero usar em momentos específicos de interação, situação sóciocomunicativa. O gêneros são diversos, relatamos alguns exemplos: carta, bilhete, diário, agenda, receita... Outra questão importante explicada por Neiva, são os textos Preditivos e Injuntivos, a moneclatura é nova para nós, mas na prática são bastante utilizados, após estudos e análises situacionais soubemos compreendê-los e os classificar.
Em seguida, cantamos a música "Garota de Ipanema de Tom Jobem e Vinícius de Moraes e analisamos a tipologia textual predominante, chegamos ao consenso que é a descrição. Fizemos a Oficina do dia que seguiu a seguinte dinâmica: A Formadora dividiu a turma em grupos de 04 pessoas e em seguida nos entregou envelopes reciclados com fotos recortadas de revistas. O comando dos envelopes eram descrever pessoas, ambientes e objetos. A cursista Neuzinete fez a apresntação do grupo 1. Ela descreveu de forma objetiva o aspecto físico e de forma subjetiva, os aspectos psicológicos da cena que estava no envelope. A professora cursista relatou que fez o trabalho com os alunos do EJA e foi muito bom, mas no ensino regular, Ensino Fundamental II, não obteve tanto sucesso. A cursista Marilena descreveu o objeto, um celular, nalisou o ângulo em que se encontrava o objeto para enfatizar a importância de observar este aspecto para termos noção de espaço, vermos a relação entreo objeto observado e o observador, a cursista analisou o peso, a textura, a forma, a cor etc. Foi uma decrição perfeita. As cursistas, Eline e Cláudia, descreveram uma paisagem. Relataram de forma, meio que persuasiva, a cena de uma paisagem à beira da praia, quase consegue vender um pacote turístico. A Valdirene descreveu uma pessoa fisicamente, descreveu o sexo, a idade, a cor da pele, os cabelos, os olhos e a boca, tudo nos mínimos detalhes. Após a oficina ficou claro a definição da tipologia textual e gênero textual.
Para finalizar o 4º encontro, a Formadora fez os encaminhamentos das atividades para casa e enfatizou a importância do Projeto de Leitura para ser desenvolvido no 2º semestre de 2009.
Açailândia, 02 de julho de 2009.
Francisca Clésia - Relatora.
Digitado por Neiva.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

OLÁ QUERIDOS! É UM PRAZER COMPATILHAR CONHECIMENTOS. ENTÃO, FAÇAM OS COMENTÁRIOS.........