terça-feira, 21 de julho de 2009

POESIAS ESTUDADAS PELOS ALUNOS DA PROFESSORA CLÁUDIA


VARAL DE POESIA EXPOSTO NO PÁTIO DA ESCOLA AULÍDIA EXTENSÃO.
RELATÓRIO DO PROJETO DESCOBRINDO A POESIA
PROFESSORA: CLÁUDIA DE OLIVEIRA SANTOS



Iniciamos o projeto Descobrindo a poesia no dia 08 de junho de 2009, na Escola Aulídia Gonçalves dos Santos Extensão, com a apresentação dos objetivos e da metodologia para a diretora, supervisora e os alunos.
Em seguida, pedi para as turmas trazerem para a sala de aula livros e xérox de poemas, para montar um varal de textos poéticos e que durante as aulas fossem pegando os poemas para lerem na sala e observassem o título, a ilustração, o tema, ilustração, autor e outros detalhes que achassem interessante. Depois de lerem, pedi que cada um registrasse no caderno o poema que mais gostou e declamasse para os colegas. Na sequência, seria criar seu próprio poema e com as intervenções, reestruturando e ilustrando.
No dia 08 de julho, com a ajuda dos colegas, fizemos um recital e a exposição dos trabalhos confeccionados eselecionados pelos alunos e professores.
Na aula seguinte, pedi para cada aluno fazer um relatório sobre o projeto e a maioria colocou que gostou, no próximo querem participar das apresentações. Fiquei feliz com o resultado do projeto apesar das dificuldades dos alunos na leitura e escrita, a falta de material didático e tecnológico.
Abaixo deixo registrado alguns depoimentos dos alunos.

*DEPOIMENTO DE ALGUNS ALUNOS:

EDUARDA: “tudo na nossa vida, não passa de uma armação de poema e poesia, pois tudo é muito lindo só agente não consegue enxerga, poderia ser maravilhoso se os alunos lessem e recitassem melhor.”

REBECA: “gostou das rimas.”

RODRIGO: “descobriu que é uma forma de demonstrar amor.”

JULIANA: “que desenvolve um conhecimento e um jeito de falar, pois tem que revivar a voz.”

VANUZA: “Foi bom pra gente ter idéia de como expressar as palavras e conhecermos o lado poético.”

DANIELA: “aprendeu a ler e a escrever.”

EDUARDO: “foi bom a interpretação e a sabedoria.”

FERNANDA: “aprendir tantas coisas que não sei como encaixou na minha cabeça, a educação é importante na vida de uma criança e de um mendigo.”
Açailândia, 08 de julho de 2009. Cláudia de Oliveira Santos, professora.


Nenhum comentário:

Postar um comentário

OLÁ QUERIDOS! É UM PRAZER COMPATILHAR CONHECIMENTOS. ENTÃO, FAÇAM OS COMENTÁRIOS.........