terça-feira, 28 de julho de 2009

RELATÓRIO DO 5º ENCONTRO






ESTADO DO MARANHÃO
SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO
PROGRAMA GESTÃO DA APRENDIZAGEM ESCOLAR – GESTAR II
FORMAÇÃO CONTINUADA DE PROFESSORES DOS ANOS/SÉRIES FINAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL



FORMADORA: NEIVA ANTUNES PINHEIRO
RELATÓRIO DAS ATIVIDADES DESENVOLVIDAS NO 5º ENCONTRO DO GESTAR II – LÍNGUA PORTUGUESA

No 5º Encontro iniciamos a nossa conversa com o texto “Resista um pouco mais”, fornecido pela Formadora Carol, de Brasília. Após a leitura do texto, discutimos sobre a importância de resistir sempre “um pouquinho mais”, principalmente em se tratando da profissão de educador a qual não é nada fácil. A professora cursisata Francisca Clésia leu o Relatório do 4º Encontro fazendo um regresso aos assuntos abordados neste dia. Em seguida, conversamos sobre a importância do Projeto Didático no processo de formação do professor. Analisamos as propostas de projetos que têm no Livro Didático, Tudo é linguagem de Ana Borgatto, Terezinha Bertin e Vera Marchezi, coleção de 5ª a 8ª série, utilizado no município de Açailândia. Detectamos que na 5ª série traz como sugestão o Diário, a 6ª Relatos e Memória, a 7ª Pesquisa e a 8ª Um conto, nesta série ressalta já alguns escritores literários como Machado de Assis, Rachel de Queiroz, dentre outros. Chegamos à conclusão que no próximo encontro todos trariam o Projeto elaborado e o passo a passo para que eu, como Formadora pudesse acompanhar pessoalmente o desenvolvimento das atividades, faremos um cronograma, porque o município é imenso e para acompanhar todos deve ser bem planejado.
Passamos para o TP3, Unidade 11, seção 3 – Sequências tipológicas: tipo dissertativo, mas antes fizemos uma retomada sobre gênero e tipologia textual, tudo em slides, a diferença entre a terminologia ficou bem esclarecida. Analisamos o texto “Cão”, pág. 117 e discutimos a tipologia textual a que pertencia. Conversamos sobre as características do texto dissertativo argumentativo e o expositivo, em seguida, realizamos o Avançando na prática, págs. 124 e 125 como Oficina. Os cursistas fizeram um belo trabalho. Decidimos que esta Oficina será aplicada com os alunos em agosto, quando retornarem do recesso. Para reforçamos os assuntos abordados, trabalhos “Ampliando nossas referências”, em power point, págs. 129 a 132.
Terminamos o trabalho com os encaminhamentos para o recesso. Estudar o TP3 para concluir as atividades dia 06/08/2009 e sistematizar a aprendizagem na avaliação no próximo encontro. Encerramos as atividades da tarde com a sensação de ter os objetivos alcançados.


AÇAILÂNDIA, 18 DE JULHO DE 2009.


NEIVA ANTUNES PINHEIRO
PROFESSORA FORMADORA

Nenhum comentário:

Postar um comentário

OLÁ QUERIDOS! É UM PRAZER COMPATILHAR CONHECIMENTOS. ENTÃO, FAÇAM OS COMENTÁRIOS.........