terça-feira, 28 de julho de 2009

RELATÓRIO DAS ATIVIDADES DESENVOLVIDAS NO 4º ENCONTRO






ESTADO DO MARANHÃO
SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO
PROGRAMA GESTÃO DA APRENDIZAGEM ESCOLAR – GESTAR II
FORMAÇÃO CONTINUADA DE PROFESSORES DOS ANOS/SÉRIES FINAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL

FORMADORA: NEIVA ANTUNES PINHEIRO


RELATÓRIO DAS ATIVIDADES DESENVOLVIDAS NO 4º ENCONTRO DO GESTAR II – LÍNGUA PORTUGUESA


Aos dois dias do mês de julho, iniciou-se o 4º Encontro do Gestar II – Língua Portuguesa, ministrado pela Formadora Neiva Antunes Pinheiro, para realização do estudo do TP3, Unidade 11 Tipos textuais. Lemos o texto “Gaiolas e asas”, Rubem Alves, que retrata a importância da Educação na vida do ser humano. O texto relata que existem escolas gaiolas, que prendem o voo do aluno, não o deixa voar, não dá amparo em suas decisões, somente o mata pouco a pouco. As escolas que são asas incentivam o voo do aluno. Demonstram a trilha a percorrer e o “voo” desenvolverá qual caminho deve seguir. Os cursistas gostaram muito do texto, refletiram sobre a prática pedagógica diária e a necessidade de mudá-la. “Infelizmente como há gaiolas em nosso meio. Eu fui um pássaro engaiolado”, palavras da professora Mª das Graças.
Após as reflexões acerca do texto de Rubem Alves socializamos as oficinas (Relatório abaixo), Unidades 09 e 10 do AAA3, aplicado em sala de aula pelos professores cursistas. Logo em seguida, fizemos à leitura de abertura da Unidade 11 – Sequências tipológicas, de Mª Monteiro Sales Coroa, pág. 97, que conversa com o leitor cada temática a ser trabalhada na Unidade. Na seção 01, pág. 98 retratamos a tipologia descrição e narração nos fragmentos dos textos de Monteiro Lobato, Murilo Rubião e Graciliano Ramos. Analisamos e discutimos o “Resumindo”, pág. 109 que retoma a temática em estudo.
Em seguida fizemos a 1ª Oficina, Descrição, utilizamos fotos retiradas de revistas colocadas em envelopes reciclados e com o enunciado das atividades dos grupos que eram formados por quatro cursistas cada um. Todos fizeram a atividade e foram bem criativos.
Passamos a analisar as tipologias injuntiva e a preditiva, usamos o material em power point. Muitos cursistas não conheciam as nomenclaturas, mas na prática utilizam sempre estas tipologias. Encerramos as atividades e chegamos à conclusão que não há uma tipologia textual pura, mas o que irá caracterizá-la, será predominância do tipo textual para classificá-lo. Acertamos também que não seria possível desenvolver nenhuma oficina no período de 06 a 15/06 uma vez que estaríamos encerrando o 2º Bimestre, era época de fechamento de médias dos alunos, reunião de entrega de resultados e a maioria das escolas estavam com os “Arraiás Julinos”, mas decidimos que em agosto, aplicaríamos as oficinas que são propostas no TP3.





AÇAILÂNDIA, 13 DE JULHO DE 2009.





NEIVA ANTUNES PINHEIRO
PROFESSORA FORMADORA

Um comentário:

  1. O RELATÓRIO ESTA EXCELENTE A PARTIR DO TEXTO REFLEXIVO GAIOLAS E ASAS COMO TAMBÉM TODA TEMÁTICA METODOLÓGICA; CONCISÃO CLAREZA E OBJETIVIDADE.PARABÉNS!

    ResponderExcluir

OLÁ QUERIDOS! É UM PRAZER COMPATILHAR CONHECIMENTOS. ENTÃO, FAÇAM OS COMENTÁRIOS.........