FORMAÇÃO CONTINUADA DE PROFESSORES DA REDE MUNICIPAL DE AÇAILÂNDIA - MARANHÃO. LÍNGUA PORTUGUESA E ARTE
terça-feira, 21 de julho de 2009
PROFESSORA CURSISTA CLÁUDIA APRECIANDO AS APRESENTAÇÕES DOS ALUNOS.
A PROFESSORA DESENVOLVEU JUNTO COM ZARLI A OFICINA VARAL DE POESIA COM OS ALUNOS DA ESCOLA MUNICIPAL AULÍDIA GONÇALVES - EM AÇAILÂNDIA - MARANHÃO.
PASSO-A-PASSO DA OFICINA
Escola Municipal Aulídia Gonçalves dos Santos Extensão.
Oficina: Descobrindo a poesia
Disciplina de Língua Portuguesa
Professoras: Cláudia de Oliveira Santos
Zarli Soares Costa
Local: Açailândia-MA.
Ano:2009
Apresentação
O Projeto Descobrindo a poesia tem por objetivo ser um auxiliar do professor na tarefa de estimular e promover as habilidades dos alunos na leitura de poesias.
De maneira mais ampla pretendemos ser um veículo de reflexão a respeito do que seja poesia, dentro da educação: sua necessidade e importância para o homem é o que entra em questão.
Objetivos:
· Ajudar os alunos a se familiarizarem com a poesia cordel;
· Ajudar os alunos na convivência frequente com texto poético (criação do varal de poesia).
Metodologia
O projeto poesia na escola será desenvolvido nas seguintes etapas:
1º - Apresentar a proposta aos alunos ressaltando a importância de conhecer e ser capaz de apreciar e produzir poesias, mostrar credibilidade no potencial e na capacidade de cada um, de forma a trabalharem intensamente, produzindo e aprendendo. Propor que participem das atividades e mostrem que sabem, são capazes e podem transformar as palavras em arte, levar o leitor a um mundo criado por eles.
2º - Trazer livros de poesia para a sala de aula e deixar que eles leiam, mas pedir para observar o tema, os títulos, as ilustrações, os autores e outros detalhes que acharem interessantes. Pedir que tragam para aula seguinte a poesia que eles mais gostaram registrada no caderno, para declamar ou ler para os colegas.
3º - Momento de produzir seus próprios poemas, pedir-lhes que pensem em um tema bem interessante, sugerir ou pedir sugestões e colocar na lousa: a família, o sol, o beijo, o namoro e outros. Estimular a pensar em tudo que leram, aprenderam e soltar as ideias e os sentimentos.
4º - Após escreverem os poemas, os alunos farão a reestruturação das poesias, em grupo, sempre com o auxílio do professor, onde poderão juntos arrumar, completar, alterar passagens, melhorar, ilustrar e reescrever até que cada autor considere que seu poema esteja pronto.
5º - Exposição dos trabalhos realizados pelos alunos, em forma de varal, mural, cartazes e recital.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário
OLÁ QUERIDOS! É UM PRAZER COMPATILHAR CONHECIMENTOS. ENTÃO, FAÇAM OS COMENTÁRIOS.........